sexta-feira, 9 de março de 2012

Prosa: Amor


Como tenho feito todas as noites, termino o dia com uma reflexão e me sinto levado a falar do amor. Podem ficar tranquilos, não falarei da Preciosa, deste amor não preciso falar, para este só preciso e devo agir.

Quero falar do amor de forma geral. Estamos preparados para amar? Não quero dizer "ficar", namorar, relacionar, fazer sexo ou similares. Digo amar no sentido mais altruísta que a palavra pede. Somos capazes de amar em sua condição de ser incondicional? Acredito que o homem(espécie) perdeu sua alma amorosa. No lugar de um coração amoroso foi colocado um cofre que se tenta proteger. Esquecemos que proteger nem sempre significa guardar, esconder, isso se faz com o que se tem posse. Amor é para usar, para gastar e descobrir que quanto mais se reparte, mais vai ter dele; porém se guardar pode perdê-lo para sempre. 

Não falo do amor de um casal, falo entre amigos, entre familiares, entre profissional e profissão e especialmente, entre você com você mesmo. Já sofri e a dor me ensinou minhas limitações para que pudesse superá-las, também já chorei e minhas lágrimas alimentaram a minha capacidade de senti e nunca menosprezar a dor alheia, como também já fiquei só, para aprender conviver comigo mesmo e poder ser melhor no convívio com o outro.

Vinícius de Moraes no "Soneto de Fidelidade" utiliza-se de uma metáfora maravilhosa nos tercetos finais: 

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

É onde eu percebo a mais profunda lição de fidelidade. O que adianta uma vela conservada, com a cera e pavio intactos por que não arriscamos a acendê-la. Será uma vela inteira guarda, porém desperdiçada. Mas aquela que foi acesa possui uma chama, que brilhará com o máximo de intensidade que pode, pois é assim o amor e, quando acabarem cera e pavio, sua mortal existência se eternizará pela lembrança de sua infinitude.

Digam as pessoas que amam como elas são importantes para vocês... Não deixe sua vela se apagar... Até amanhã...


Nenhum comentário: