sexta-feira, 9 de março de 2012

Prosa: Como lidamos com nossos erros?


O senso comum nos avisa aos berros: ERRAR É HUMANO! Mas o problema é que a opressão do dia-a-dia nos rouba toda humanidade, estraçalha nossa auto-estima e nos condena a uma condição desumana. E, rebaixados, nossos erros são apontados, cobrados e condenados. Aquele, que agora o aponta, é humano e erra; você não.


Não enxergar a falibilidade de qualquer pessoa é ter medo de demonstrar a própria capacidade de falhar. Não se aprende com o acerto, passamos por cima, lucramos com ele; lição e aprendizado só vem com o erro. Um erro levou a descoberta do microondas e quantos outros erros foram necessários para a conquista do espaço? A Apolo que chegou à Lua foi a onze e não a primeira.


Erramos em nossas escolhas, erramos em nossas palavras, erramos em nossas decisões, mas sempre acertamos em não desistir e continuar. Muitos acertam e param, quem erra sempre continua. Não quero dizer que errar é o certo, mas que errar não é um crime.


Até Deus falhou. Não me condenes, não cometo sacrilégio. Se Ele fez o homem falível em sua origem, o erro foi Dele e não do homem. Talvez seja essa a grande lição que quis passar em Teu ato. Errar não é humano, errar é divino.




Nenhum comentário: